Blog Tranquillità Corretora

Como funciona a franquia do seguro auto?

Existe diversas regras no seguro de automóvel, uma delas é a franquia. O valor vem estipulado na apólice do seguro e deve ser previamente acordado com o seu corretor de seguros, no momento da contratação. Se você não faz ideia de como funciona, fique tranquilo e vem entender com conosco!

019199588

Escrito por

Tranquillità Corretora

A franquia do seguro de automóveis é o valor que o Segurado terá que pagar para consertar o seu veículo em casos de colisão em um eventual sinistro. É uma obrigação contratual do seguro de automóvel, onde o contratante assume a responsabilidade de pagar pelo valor estipulado, ou seja, a franquia, para consertar o seu veículo em casos de sinistro com perda parcial, conforme a cobertura contratada na apólice.

A existência da franquia é baseada na ideia de que o Segurado não venha utilizar o seguro para qualquer eventualidade, com danos pequenos ao veículo e também de que o mesmo irá dirigir com cuidado, respeitando todas as normas de trânsito, e assim,  não se colocando em situações de riscos. É uma garantia para a Seguradora de que o cliente (Segurado)  não irá intencionalmente causar danos ao veículo e desta forma somente irá utilizar o seguro quando de fato for necessário. É uma das várias estratégias que as Seguradoras possuem para evitar fraudes.

Quando tem que pagar a franquia:

A franquia só terá que ser paga em casos em que o Segurado for o culpado pela colisão e para consertar seu próprio veículo quando houver possibilidade de reparo. Para sinistro com perda total não existe esta obrigatoriedade, ou seja, se ocorrer uma colisão onde o Segurado for culpado mas a Seguradora, após análise, considerar que foi perda total, não há necessidade de pagar a franquia.  A perda total vai ocorrer sempre que a Seguradora pagar a indenização integral, caracterizada quando o valor do conserto ultrapassar 75% do valor do veículo estipulado na tabela FIPE.

Não existe franquia para seguro de automóveis com cobertura somente para terceiros e para seguro com cobertura somente para roubo e/ou furto. Também não existe franquia para a utilização de assistências 24 horas, como guincho, chaveiro, carro reserva, etc.

O valor da franquia é paga diretamente para a oficina após a liberação do reparo pela Seguradora e após o término do serviço. Pode ser feito o parcelamento da franquia direto na oficina.

Como é calculado o valor da franquia:

O valor da franquia é definido na contratação do seguro de automóveis, assim como as coberturas. Geralmente tem como base o valor do carro na tabela FIPE, a sinistralidade, os acessórios que o veículo possui e o perfil do condutor. A franquia tem relação direta com o custo final do seguro, quanto menor o for o seu valor, maior será o valor a ser pago pelo seguro do veículo.

Quais são os tipos de franquia:

A franquia é estipulada na apólice do seguro e tem relação direta com o custo final do seguro de automóvel. Os tipos são:

  • Básica: é a mais comum, neste caso o custo do seguro é o mais barato e o valor da franquia é mais alto. É uma valor equilibrado entre o custo final do seguro (prêmio) e o valor da franquia. É o mais indicado por não majorar o valor final do prêmio do seguro.
  • 50% da Básica: o valor é a metade da franquia básica. Neste caso o valor final do seguro será maior.
  • 75% da Básica: o valor será 75% menor do valor da franquia normal. O custo total do seguro será mais alto.
  • 125%, 150%, 175% ou 200% da Básica: a regra de cálculo é a mesma das mencionadas acima. Sempre considerando que o valor total do seguro será maior quanto menor for o valor da franquia.
São denominadas como:

  • Franquia normal: equivalente a básica;
  • Franquia reduzida: equivalente a 50% e 75% da básica;
  • Franquia majorada: equivalentes as com mais de 100% da básica.

Sempre vale a pena pagar a franquia em casos de sinistros?

Antes de responder esta questão é importante ressaltar que a franquia somente será exigida nos casos de sinistro com perda parcial, ou seja, quando os danos no veículo podem ser reparados; e para consertar o veículo segurado na apólice. Para consertar o veículo de terceiros não há franquia.

Sempre irá valer a pena pagar o valor da franquia quando o custo do conserto for maior que a franquia. Se o custo para reparar o veículo for menor que o valor da franquia não vale a pena acionar o seguro. Importante dizer que o Segurado pode utilizar o seguro somente para reparar os danos causados ao veículo do terceiro. Sendo assim, é sempre recomendado analisar o que será mais benéfico, uma vez que utilizando o seguro se perde uma classe de bônus, se houver, e isso pode aumentar significativamente o valor do seguro no momento da renovação.


Fontes:

  • https://www.azulseguros.com.br/fique-por-dentro/o-que-e-e-como-funciona-franquia-seguro-auto/
  • https://www.mapfre.com.br/seguro-br/para-voce/auto-moto/seguro-auto/perguntas-frequentes/o-que-e-franquia-de-seguro-de-carro.jsp
  • http://www.susep.gov.br/setores-susep/seger/coate/perguntas-mais-frequentes-sobre-seguros-de-automovel

Gostou do post? Ficou interessado no Seguro Auto ? Entre em contato conosco!

Posts Populares
Acompanhe nossas redes sociais
Posts por categorias

Escrito por

Tranquillità Corretora de Seguros

Gostou deste Post? Deixe sua nota!

×