Blog Tranquillità Corretora

Como funciona o seguro residencial? Tudo que você precisa saber.

seguro residencial é uma maneira eficaz e barata para proteger você e a sua família contra imprevistos na sua casa.  Mas como funciona o seguro residencial? Quais imprevistos são cobertos pelo seguro? Quais são as coberturas? Será mesmo que vale a pena? As dúvidas são muitas, e por isso, elaboramos este conteúdo especial sobre o assunto. Aqui você vai encontrar as respostas e também vai saber os benefícios de contratar um seguro residencial. E mais, se você se interessar pode solicitar sua cotação por aqui mesmo, sem compromisso. Então, boa leitura! 

Escrito por

Tranquillità Corretora

Todo mundo que tem uma casa ou apartamento sabe que os cuidados com a manutenção não é uma tarefa fácil. É comum que surja a necessidade de arrumar ou reformar algo. Além de que, os fenômenos climáticos (fatores externos) podem causar grandes problemas, como alagamentos e enchentes, e ainda existe a preocupação com furtos/roubos. Enfim, a realidade é que não dá para contar com a sorte, é necessário planejamento e cuidado.  E como fazer para diminuir as preocupações com essas questões? O seguro residencial é a resposta! 

Muitas vezes, as pessoas não contratam um seguro residencial por falta de informação: acham que o custo é muito alto, que as coberturas não são adaptadas e que a indenização após um dano não é necessária ou não vale a pena. Isso não é verdade, confira alguns bons motivos para contratar um seguro residencial:

  • Valor: A principal finalidade do seguro residencial é garantir proteção ao imóvel contra diversas situações. É um seguro muito barato, se comparado aos custos dos transtornos e prejuízos resultante de um imprevisto. Afinal, o risco de perda financeira relacionada à imóveis, geralmente são bem significativos.
  • Contratação simples: É possível contratar o seguro para casas ou apartamentos de uso habitual, e também para imóveis de veraneio. Ainda, é possível fazer o seguro para imóveis alugados, nesse caso, se o inquilino for o responsável pela contratação, o seguro cobre os bens (móveis e objetos), mas não garante proteção para a estrutura da residência. Para ter a cobertura total é necessário que o proprietário realize a contratação do seguro residencial.  A contratação é simples e rápida, basta você entrar em contato com o seu corretor de seguros, ele é o profissional adequado para te auxiliar nesse processo.
  • Assistências: Ao contratar um seguro residencial além das indenizações garantidas pelas coberturas descritas na apólice, é possível contar com serviços 24h como chaveiro, limpeza de caixa d’água, encanador, eletricista, vidraceiro, reparo de eletrodomésticos, help desk, entre outros (dependem da disponibilidade da seguradora).
  • Indenizações: Com um seguro completo você garante o suporte necessário para reconstruir sua casa em caso de incêndio, por exemplo, ou readquirir bens em caso de roubo ou furto. 
  •  

Como funciona o seguro residencial?

seguro residencial é composto por coberturas que garantem uma ajuda na reposição dos bens em caso de sinistro, como furto ou roubo, por exemplo e ainda oferece assistências 24h para serviços emergenciais (chaveiro, encanador, eletricista, etc).  É totalmente personalizado conforme as  necessidades de cada cliente. 

PRINCIPAIS COBERTURAS:

  • Cobertura básica: garante os riscos originados por incêndio, queda de raio e explosão. Essa cobertura deve estar obrigatoriamente presente em todos os seguros residenciais, que somente pode ser comercializado com no mínimo esta cobertura. Ela garante indenização em caso de danos na estrutura do imóvel e o seu conteúdo, proveniente de incêndio: causado de forma acidental, como queda de raio, curto-circuito, explosão de gás, entre outros; ou causado de forma criminosa, desde que esteja descrito nas condições gerais do seguro, os fatores determinantes do ato criminoso que são cobertos pelo seguro.
  • Roubo ou furto: para entender esta cobertura é necessário distinguir os dois termos. Roubo é a subtração de bens (diminuição do patrimônio de uma pessoa), mediante grave ameaça ou violência à vítima. Furto é a subtração de bens sem o emprego de ameaça ou violência à vítima. De forma simplificada, o furto não envolve violência contra a vítima, enquanto o roubo pressupõe que a pessoa foi ameaçada ou agredida para entregar o objeto roubado. No caso do seguro residencial, se comprova o furto através de indícios como arrombamento de portas e janelas, ou algum outro sinal de invasão.  Essa cobertura cobre todos os bens materiais que estão dentro do imóvel, como eletrodomésticos e eletrônicos, móveis e outros objetos de valor, desde que não estejam na lista de bens excluídos nas condições gerais do seguro.
  • Danos elétricos: garante proteção para toda a parte elétrica do imóvel. Garante também, o reembolso no caso de eventuais danos ocorridos a aparelhos elétricos causados por curto-circuito.
  • Vidros: Garante uma indenização de acordo com o valor contratado para reposição de vidros que foram danificados. Além de vidros também tem cobertura para espelhos e louças sanitárias. 
  • Vendaval, furacão, ciclone, tornado e granizo: se você tem uma residência em uma região que ocorrem granizo, chuvas fortes e vendavais com frequência, essa cobertura é importante. Você será indenizado caso ocorra danos ao seu imóvel e aos bens que estiverem dentro da sua casa. 
  • Queda de aeronaves e impacto de veículos: garante indenização até o limite contratado na apólice, para cobrir danos e perdas materiais causados ao imóvel, que sejam provocados por impactos de veículos automotores, de tração animal, de navegação aérea ou similares.
  • Vazamentos de tubulações: cobre danos causados por vazamentos de tubulações ou encanamentos.
  • Responsabilidade civil familiar: essa cobertura cobre situações onde algum morador da residência (segurado, cônjuge, filhos, entre outros) empregados domésticos ou até mesmo o animal de estimação, cause algum dano à terceiros. 
  • Escritórios em casa: protege seu material de trabalho contra diversos tipos de danos.

O que fazer em casos de sinistros?

Antes de tudo, é importante saber com clareza de todos os detalhes das coberturas que você está contratando. Analise com cuidado e tire todas as suas dúvidas com o seu corretor de seguros, desta forma você saberá quais são as situações que é possível acionar o seguro e receber a indenização. 

Qualquer dano coberto pelo seguro contratado, deve ser comunicado ao seu corretor de seguros e/ou à seguradora. É necessário abrir o processo de sinistro na seguradora para receber a indenização. Após feito o aviso de sinistro, é necessário encaminhar os documentos solicitados para a seguradora. Geralmente os documentos solicitados são: nota fiscal do bem danificado, boletim de ocorrência e o laudo de ocorrência de incêndio emitido pelo corpo de bombeiros.

O valor da indenização depende do valor da cobertura contratada na apólice. O procedimento para receber o dinheiro, normalmente estão descritos nas condições gerais do seguro, assim como os documentos exigidos para cada cobertura. É importante ter um corretor de seguros de sua confiança, é ele o responsável em te auxiliar na contratação do seguro e também no processo de sinistro. 

Como contratar o seguro residencial?

Como já mencionamos, é fundamental que você contrate o seu seguro com um corretor de seguros de sua confiança. Se atente se ele é autorizado e habilitado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) para angariar seguros. Feito isso, para escolher o melhor seguro residencial, deixe claro quais são as suas necessidades. Com base nisso, o corretor irá mapear e identificar quais são as coberturas ideais para você. O próximo passo é realizar a cotação do seguro nas seguradoras. Solicite ao menos 3 orçamentos. É importante saber com quais seguradoras seu corretor tem parceria, se são empresas com credibilidade, se prestam bom atendimento ao cliente e entre outras coisas que julgar importante. Não considere o preço como único fator determinante para contratar o seguro. Verifique as coberturas e os valores correspondentes e analise se realmente elas são necessárias para você. Antes de fechar o contrato, esclareça todas as suas dúvidas. 

Agora que você já sabe as vantagens de ter um seguro residencial, que tal fazer uma cotação conosco e proteger sua casa contra imprevistos? 

Escrito por

Tranquillità Corretora de Seguros

Gostou deste Post? Deixe sua nota!

Posts Populares

Nova CNH: confira as mudanças.

Nova CNH: confira as mudanças As mudanças tem como objetivo padronizar a carteira de habilitação brasileira com o modelo internacional e traz novos dispositivos de segurança contra falsificações. Escrito por...

Leia Mais...
Acompanhe nossas redes sociais
Posts por categorias
Posts por categorias
×